PALESTRA MOTIVACIONAL
 
A EEL DE ONTEM E DE HOJE
 
Como a antiga FAENQUIL nasceu, cresceu e se tornou um grande centro de ensino e pesquisa de São Paulo e do Brasil
 
Palestrante: Felipe Rinaldo Queiroz de Aquino
 
Formado em matemática com mestrado em física na UNIFEI,  doutorado e posdoutorado na UNESP.
 
 
 

PALESTRAS
 
REATORES QUÍMICOS INDUSTRIAIS
 
Nesta palestra vamos explorar o papel fundamental dos reatores químicos nas diversas áreas da indústria. Serão apresentados os diversos tipos de reatores e suas aplicações. As particularidades do projeto de reatores e as inovações tecnológicas também serão abordadas.
 
Palestrante: Liana Alvares Rodrigues
 
Possui graduação e mestrado em engenharia química pela Escola de Engenharia de Lorena/Universidade de São Paulo (EEL/USP) e doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Atualmente é docente em regime de dedicação integral à docência e pesquisa da Escola de Engenharia de Lorena/Universidade de São Paulo (EEL/USP). Atua com pesquisas na área de catálise e novos materiais.
 
O PAPEL DE ANÁLISE DE FALHAS NO AMBIENTE INDUSTRIAL
 
Pequeno histórico da análise de falhas, a análise de falhas dentro dos sistemas de qualidade e do sistema produtivo. Ensaios não destrutivos. Exemplos de casos.
 
Palestrante: José Benedito Marcomini
 
Doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo- EPUSP (2012), mestrado em Engenharia Mecânica: Materiais e Processos pela Universidade Estadual de Campinas (2008), graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1988). Atualmente é Professor Doutor do Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - EEL-USP e coordenador do curso de Engenharia de Materiais. Com vinte um anos de experiência na área industrial, especialmente em análise de falhas,  trabalhou até junho de 2013 em empresas de vários segmentos. Atuou em áreas como auditorias de processo, normas QS9000, ISO/TS16949, Lean Manufacturing e seis sigma, implantação da ISO 9000 e ensaios não destrutivos. Empresas nas quais atuou: Bardella S/A Indústrias Mecânicas, GE Inspection Technologies, Thyssenkrupp Metalúrgica Campo Limpo, Aços Trefita Ltda e Aços Itamarati Ltda.
 
 
RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS: TÉCNICAS DE TRABALHO E BIOINDICADORES DE QUALIDADE DO ECOSSISTEMA
 
Palestra voltada para questões ambientais do Vale do Paraíba, abordando a questão de cobertura do solo e vegetação florestal remanescente, técnicas de trabalho voltadas para restauração florestal e bioindicadores de qualidade dos ecossistemas Florestais.
 
Palestrante: Edson Lima Júnior
 
Biólogo - Faculdades Integradas Teresa D’Ávila (2008) e Mestre em Agricultura Orgânica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ (2013). Atualmente é técnico do projeto Pró-Mata uma Ação de Restauração para proteção de remanescente da Mata Atlântica no Vale do Paraíba, Professor de Recuperação de Áreas degradadas, Edafologia e Cartografia na Faculdade de Roseira – SP e Coordenador da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – Posto Avançado Roseira-SP. Tem experiência em Restauração florestal, Viveiro de mudas nativas, capacitação de coletores de sementes. Trabalho focado na Agroecologia visando minimizar os impactos negativos ao meio ambiente. Possui uma empresa de adequação e licenciamento ambiental.
 
 
MOLÉCULAS ORGÂNICAS FUNCIONAIS: ESTRUTURAS E PROPRIEDADES
 
Moléculas orgânicas têm despertado muito interesse no que concerne à química de materiais e formação de dispositivos funcionais. Neste seminário são enfatizados aspectos estruturais e propriedades moleculares que possibilitam o uso de moléculas orgânicas na área de materiais e desenvolvimento de tecnologias.
 
Palestrante: Eduardo Rezende Triboni
 
Possui graduação em Química pela Universidade de São Paulo-IQSC (1998), mestrado em Físico-Química pela Universidade de São Paulo-IQSC (2001) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo-IQSC (2005). Desenvolveu projeto de pesquisa na Universidade de São Paulo no Departamento de Bioquímica como pós-doutorando (2006 até 2009).  Professor Doutor na Escola de Engenharia de Lorena - Departamento de Engenharia Química da Universidade de São Paulo/USP. Experiência na área de química, com ênfase em físico-química orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: sonoquímica, química orgânica, imidas aromáticas, fotofísica, fotoquímica, solvatocromismo e química de materiais.
 
 
A IMPORTÂNCIA DA MODELAGEM E DA SIMULAÇÃO DE PROCESSOS
 
Será abordada a utilização de um programa de computador para “prever” (ou simular) o que vai acontecer num processo, seja ele industrial ou outro qualquer. Este programa é concebido através da construção de um modelo, que consiste de uma ou mais equações que descrevem fenômenos. Será exemplificado como estes modelos podem ajudar a solucionar problemas de processo numa indústria, fazer melhorias em sua operação e auxiliar no projeto de equipamentos. Em termos de pesquisa científica, serão abordados alguns estudos atuais e a linha de pesquisa a ser implementada na EEL.
 
Palestrante: Leandro Gonçalves de Aguiar
 
Graduação em Engenharia Química pela Universidade Santa Cecília (2002 – 2006), Mestrado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (2007-2009), Doutorado em Engenharia Química também pela Universidade de São Paulo / Universidade do Porto (2009-2013) e Pós-Doutorado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (2013-2014). Atualmente é Professor doutor na área de catálise e reatores químicos da Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP). Principais linhas de pesquisa em: a) Modelagem matemática de polimerizações por radicais livres envolvendo a formação de redes poliméricas; b) Estudo da produção de hidrogéis de poli (ácido acrílico) para aplicação em liberação controlada de medicamento e c) Estudo experimental e modelagem matemática dos processos de produção e aplicação de catalisadores suportados por polímeros.
 
TRATAMENTO DE EFLUENTES E INDÚSTRIAS DE TINTAS POR RADIAÇÃO IONIZANTE
Tinta e a relevância para o mercado industrial;  Sistemas de tratamento de efluentes: físicos, físico-químico, biológico e POA ( Processos Oxidativos Avançados); Tratamento de efluente de indústria de tinta por radiação ionizante; Resultados, análise e discussão; Soluções para o futuro.
 
Palestrante: Fernando Codelo Nascimento
 
Engenheiro químico, Licenciado em Química, Especialista em Criatividade e Ferramentas Criativas (SUNY/USA), Corrosão Educação (Gestão Ambiental (FSP/USP), mestre em Educação (UNISAL/SP) e doutor em Ciências pelo IPEN/USP. Auditor Lider (Bureau Veritas) em Qualidade e Meio Ambiente. Consultor em Sistemas de Gestão Integrado, Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Responsabilidade Social. Trabalhou por mais de 35 anos em indústrias químicas, de processos nas áreas de: controle de qualidade, formulação, processos, treinamento, assistência técnica de sistema de proteção e revestimentos poliméricos, implantação de sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, softwares de gestão da qualidade (SAP), em empresas como Norton Abrasivos, Ideal Tintas, Tintas Renner e Du Pont. Professor universitário da graduação e pós-graduação com mais 32 anos de experiência , da Faculdade SENAI de Tecnologia Ambiental, UNIANGUERA, IPOG, UNIMONTE, convidado da FATEC_SP, FSP/USP, CBES, FIB-Bauru. Proprietário da consultoria Criando Atividade Treinamento e Consultoria Ltda, que atua nas áreas de: criatividade, liderança, equipe, sistemas de gestão (qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, Princípios do Equador e responsabilidade social) e auditorias.
 

MINI-CURSOS
 
A EVOLUÇÃO DO BIODIESEL NO BRASIL E OS DESAFIOS NA P&D E NA QUALIFICAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA
 
Será abordada a evolução da produção do biodiesel no mercado brasileiro e quais as linhas de Pesquisa e Desenvolvimento necessárias para a consolidação deste biocombustível proveniente de matéria-prima renovável. Além disso, será abordada a necessidade de mão de obra qualificada que é um dos maiores desafios para o mercado de alta tecnologia no Brasil.
 
Ministrante: Roseli Aparecida Ferrari
 
Pesquisadora nível VI do ITAL - Instituto de Tecnologia de Alimentos, Diretora Técnica de Divisão Substituta do Centro de Química de Alimentos e Nutrição Aplicada e Diretora Técnica de Divisão Substituta da Unidade Laboratorial de Referência em Química de Alimentos. Possui graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982), Mestrado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1992), Doutorado em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (1997) e Pós-doutorado na Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Foi professora adjunta da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: oleaginosas, óleos e gorduras, biodiesel e co-produtos e aproveitamento de resíduos.
 
 
GESTÃO DA SEGURANÇA EM PROCESSOS INDUSTRIAIS
 
Introdução a perigos e riscos em processos industriais: Definições de segurança de processos industriais; histórico de acidentes; principais atuações na área; principais sistemas de gestão de segurança de processo existentes. Técnicas de Identificação de Perigos e de Levantamento de Riscos: Conceitos e definições: riscos, perigo, cenários; Metodologias de análise de riscos; ISO 31000; Estudos de caso para aplicação das técnicas. Sistemas de Prevenção de Riscos I: Proteção contra Incêndios e Explosões; Sistemas Instrumentados de Segurança; Integridade de equipamentos; Higiene Ocupacional e Ergonomia; Planos de Atendimento a Emergências. Sistemas de Gestão de Segurança: BS 8800, OHSAS 18001.
 
Ministrantes: Emanuel Barreto Rios e Eduardo Ferro dos Santos
 
Emanuel Barreto Rios - Engenheiro Mecânico e Engenheiro de Segurança do Trabalho, Coordenador de Segurança do Trabalho na Harsco Corporation, Inspetor Chefe do CREA-SP no CAF Pindamonhangaba.
Prof. Dr. Eduardo Ferro dos Santos – Docente da EEL/USP, Engenheiro Mecatrônico e Doutor em Engenharia de Produção, Especialista em Qualidade e Produtividade e em Segurança do Trabalho.
 
 
REÚSO DE ÁGUA: DA TEORIA À PRÁTICA
 
A crise no abastecimento de água só tenderá a aumentar daqui para frente, não só por problemas climatológicos inevitáveis  mas, também pela poluição cada vez maior dos mananciais e fontes de abastecimento disponíveis. O reúso de água apresenta-se como uma das alternativas viáveis para solucionar esse problema. Para tanto, todo projeto de reúso deverá ser desenvolvido de maneira a ser economicamente viável à atividade produtiva, no que diz respeito ao “retorno do investimento”, manter o padrão de qualidade da água requerido no processo, atender à legislação vigente, manter a menor complexidade possível desde o projeto conceitual, detalhamento técnico, passando por sua instalação e operação, mantendo baixo custo de manutenção e reposição e, acima de tudo ser perene. Para tanto, não basta apenas desenvolver uma alternativa técnica e economicamente viável, tem-se que superar algumas barreiras internas de uma organização, tais como, o preconceito ao uso de água já utilizada, baixo grau de conhecimento e formação técnica da equipe interna que irá consumir essa "nova água", ausência de visão sistêmica do sistema de abastecimento e consumo interno da água, cultura do desperdício na aplicação de recursos hídricos, passando por situações de vazamentos crônicos, processos inadequados, perdas excessivas, negligência operacional, falta de envolvimento e não valorização do insumo água como sendo finito.
 
Ministrante: Jorge Pasin de Oliveira
 
Engenheiro Mecânico pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá – FEG / UNESP (1978), Pós graduado em Engenharia de Controle da Poluição Ambiental pela Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP (2001), Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté – UNITAU (2003), Doutor em Engenharia Civil - Área de Recursos Hídricos e Saneamento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ em 2009; possui diversos cursos na área ambiental, gerenciamento de projetos e de especialização no Brasil e no exterior, tendo residido nos EUA entre agosto de 1991 a outubro de 1992, para fins de treinamento m gestão. Atualmente é Supervisor do Programa de Pós-Graduação do Centro Universitário – UNISAL, unidade de  Lorena, SP, nos cursos de Gestão Ambiental, Gestão Integrada Meio Ambiente, Qualidade, Saúde e Segurança e de Perícia em Meio Ambiente, nas disciplinas de Controle da Poluição, Políticas Públicas, Economia e o Cenário Internacional e Gestão de Pessoas na área Ambiental. Professor do Programa de Pós-Graduação do Centro Universitário – UNISAL, unidade de  Lorena, SP, nas disciplinas de Tecnologia de Controle da Poluição Hídrica; Políticas Públicas, Economia e o Cenário Internacional; e Empreendedorismo na Área Ambiental. Professor do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Taubaté - UNITAU, no curso de Gestão da Manutenção, na disciplina de Administração Financeira. Professor da Faculdade de Roseira, instituição de educação ambiental, com cursos em nível superior e pós graduação, nas disciplinas de Gestão Empresarial, Técnicas de Controle da Poluição Hídrica, Introdução à Engenharia, Projeto de Estação de Tratamento de Efluentes, Uso Racional e Reúso da Água, Projetos e Meio Ambiente. Diretor Geral da Faculdade de Roseira, São Paulo, entidade de ensino superior tecnológico, ensino superior em graduação, pós-graduação e especialização. Coordenador do Projeto de "Reflorestamento demonstrativo em micro-bacia hidrográfica voltado para educação ambiental na Reserva da Biosfera de Mata Atlântica do Posto Avançado de Roseira no Vale do Paraíba do Sul", em parceria com o FEHIDRO, desde 2009 até atual. Coordenador do Projeto de implantação de viveiro florestal dentro dos limites da Fazenda Boa Vista, vinculado à RBMA - Posto Avançado de Roseira, viabilizando desta forma, a produção de mudas, destinadas à recuperação de áreas degradadas, enriquecimento da vegetação nativa, em parceria com a CCR NovaDutra, desde 2008 até atual. Coordenador do Projeto Pró- Mata: Uma Ação de Restauração Florestal para Proteção de Remanescente da Mata Atlântica no Vale do Paraíba, em parceria com o FUNBIO, desde 2011 até atual.
 
 
FUNDAMENTOS BÁSICOS PARA DESENVOLVIMENTO DE P&ID (FLUXOGRAMA DE ENGENHARIA)
 
O P&ID é um dos principais documentos de um Processo Químico, trazendo informações para o Processo, Produção, Manutenção e também informações importantes para a instalação de equipamentos, instrumentos e tubulações.
 
Apresentação do P&ID (Piping and Instrumentation Diagram), abordando sua importância nas Indústrias Químicas. Serão apresentados também os principais elementos de um P&ID e algumas das boas práticas de engenharia para o desenvolvimento de P&Ids.
 
Ministrante: Santiago Ricco Pavão
 
Engenheiro de Projetos na BASF;
Formado em Engenharia Industrial Química / 2009 e com MBA em Gestão de Projetos;
Área de atuação é a Engenharia de Projetos do mercado de produtos de proteção ao cultivo (Agro).
Já trabalhou também nas empresas Tenaris Confab Equipamentos (com Engenharia de Projetos no departamento de Engenharia de Projetos), no CTA (com Gerenciamento de Projetos no departamento de TI) e na Volkswagen (com Gerenciamento de Indicadores de qualidade no departamento de Qualidade de Processo).
 
 
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL BASEADO NA NBR14001:2004 - UMA FERRAMENTA PARA SUSTENTABILIDADE
Apresentação de problemas ambientais e um sistema de gestão realizadoa partir da NBR ISO 14001:2004 - Sistema da Gestão Ambiental. Serão apresentados também seus requisitos, como ocorre a implantação e implementação; as vantagens e desvantagens para as organizações e as oportunidades de melhoria obtidas com a implementação.
 
Ministrante: Fernando Codelo Nascimento
 
Engenheiro químico, Licenciado em Química, Especialista em Criatividade e Ferramentas Criativas (SUNY/USA), Corrosão Educação (Gestão Ambiental (FSP/USP), mestre em Educação (UNISAL/SP) e doutor em Ciências pelo IPEN/USP. Auditor Lider (Bureau Veritas) em Qualidade e Meio Ambiente. Consultor em Sistemas de Gestão Integrado, Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Responsabilidade Social. Trabalhou por mais de 35 anos em indústrias químicas, de processos nas áreas de: controle de qualidade, formulação, processos, treinamento, assistência técnica de sistema de proteção e revestimentos poliméricos, implantação de sistemas de gestão da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, softwares de gestão da qualidade (SAP), em empresas como Norton Abrasivos, Ideal Tintas, Tintas Renner e Du Pont. Professor universitário da graduação e pós-graduação com mais 32 anos de experiência , da Faculdade SENAI de Tecnologia Ambiental, UNIANGUERA, IPOG, UNIMONTE, convidado da FATEC_SP, FSP/USP, CBES, FIB-Bauru. Proprietário da consultoria Criando Atividade Treinamento e Consultoria Ltda, que atua nas áreas de: criatividade, liderança, equipe, sistemas de gestão (qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, Princípios do Equador e responsabilidade social) e auditorias.

Login do usuário

Realização