Mostra de Iniciação Científica

14ª Semana de Engenharia Química

do Vale do Paraíba

 

PÔSTER

 

O pôster ou banner de um projeto científico ou de engenharia deve ser uma ferramenta visual explicativa, que apresenta sucintamente os objetivos, o desenvolvimento, os resultados e conclusões de seu projeto. O pôster de apresentação do projeto deve ter no máximo 0,9 m de largura x 1,2 m de altura e deve ser redigido em português brasileiro ou inglês. Proporções fora dessas dimensões devem ser consultadas previamente com a Comissão Organizadora da Coordenadoria Acadêmica.

Para uma boa apresentação algumas dicas úteis são:

1. Verifique se o seu pôster apresenta as linhas principais de seu projeto: o problema ou questão pesquisada, o objetivo ou a hipótese, o método e os procedimentos, a análise e a conclusão. Você pode colocar um fluxograma de sua metodologia científica ou de engenharia.

2. Escolha um bom título que represente de forma simples e acurada o projeto, e que seja capaz de atrair um visitante casual a querer saber mais.

3. O pôster deve ser atrativo e explicar o que você fez e o que você descobriu. Certifique-se que o layout é organizado, que as cores escolhidas realçam a mensagem e que o pôster é naturalmente atraente. Use cores para separar ideias e setas para guiar seu público.

4. Procure explicar o seu projeto visualmente com gráficos, diagramas, imagens, fotos e legendas, pois estes mostram seu raciocínio claramente sem equívocos.

5. Na exposição de fotos ou qualquer imagem no estande, seja no pôster, ou outra ferramenta de apresentação utilizada, deverá constar o autor de cada foto ou a referência da qual esta foi obtida (revistas, jornais etc.). O projeto será desclassificado na falta destes dados.

6. Ao agradecer apoiadores e/ou patrocinadores, estes devem ser devidamente identificados, e de forma que não atrapalhe na leitura das informações e dados apresentados no pôster.

Login do usuário

Realização